Urologia Minimamente Invasiva

HOLEP

O HOLEP (Enucleação Endoscópica Prostática com Holmium Laser) é uma técnica muito eficaz no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), condição comum em homens mais velhos, caracterizada pelo aumento da próstata, que pode causar sintomas incômodos, como dificuldade para urinar, jato de urina fraco e urgência urinária

O procedimento é realizado pela via transuretral onde se utiliza um delicado e fino aparelho que permite a passagem da fibra laser por um de seus canais. Nesse procedimento é possível a retirada completa do adenoma prostático, sem deixar nenhum resíduo que possa voltar a crescer no futuro causando os mesmos sintomas.

Os benefícios do HOLEP em relação à RTU - a chamada raspagem de próstata - e à cirurgia aberta são:
- menor tempo de internação hospitalar: sendo, em média, de um dia;
- redução do risco de sangramento intra e pós-operatório;
- redução da necessidade de nova cirurgia por Hiperplasia Prostática Benigna: a taxa de recidiva pós HOLEP é de menos de 1%.

Pode ser indicado ao paciente que sofre de HPB (Hiperplasia Benigna da Próstata), inclusive aos que não respondem à terapia medicamentosa, uma vez que seus sintomas afetam significativamente a qualidade de vida do homem. Pode também ser aplicado no paciente que apresente nova obstrução miccional após ter sido submetido a RTU de próstata. Além disso, o HOLEP é o método mais indicado de tratamento para pacientes que usam anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, para os que têm múltiplas comorbidades ou possuem cálculo na bexiga, situações frequentes quando se considera o envelhecimento da população.